sexta-feira, abril 01, 2005

Livro: O Fantasma da Ópera


Christine Daaé é uma jovem cantora lírica que, ao substituir a já aclamada Carlotta num importante recital na Ópera de Paris, impressiona a todos e se revela o grande triunfo da noite. A jovem acredita que o seu sucesso é obra do “Anjo da Música”, uma voz que a visita todos os dias em seu camarim para dar-lhe aulas de canto.
Enquanto isso, os novos diretores da Ópera de Paris, Armand Moncharmin e Firman Richard, recebem de seus predecessores um livro de regulamentos da casa que inclui estranhas exigências atribuídas a um tal “Fantasma da Ópera”; entre elas, extravagantes e caras necessidades financeiras. Imaginando se tratar de uma brincadeira, os Srs. Moncharmin e Richard resolvem ignorar todos os avisos que recebem para manter os caprichos do Fantasma.
A partir daí, eles se envolvem numa seqüência de trágicos acontecimentos, entre os quais o estranho rapto de Christine. Torturado pela dor do amor não correspondido, o Fantasma se revela uma criatura assustadora.
Com grande habilidade na construção do suspense, Gaston Leroux mistura acontecimentos reais e ficção para criar um ambiente realista e dotar o seu romance de caráter investigavo.
O Fantasma da Ópera, que eu pouco tempo se tornaria sua principal obra, foi fonte de inspiração para diversas versões cinematográficas e se tornou mais conhecida por meio da adaptação de Andrew Lloyd Webber para o que viria a ser um dos mais famosos musicais da Broadway.

Mesmo com tantos livros para ler para a faculdade, não resisti a este quando fui à livraria comprar alguns didáticos. Essa edição é recente (foi lançada em fevereiro de 2005) e não sei se por ser uma tradução nova, a linguagem é bem simples e o livro, originalmente publicado em 1910, soa bem atual (apesar da presença dos costumes de outrora). Facilmente lê-se este livro em um dia apenas, eu demorei uns três mas foi porque nos dois primeiros dias eu li apenas um capítulo ou dois, até que cheguei numa parte em que eu não conseguia mais interromper a leitura e aí fui direto até o final. Quando eu vi a história no musical do cinema, achei bem legal, mas o interessante do livro é que há muito mais detalhes da história do triângulo amoroso Raoul/Christine/Erik, descobrimos o que realmente acontece no final e há mais suspense. No começo, dá a impressão que o Fantasma da Ópera realmente é um fantasma, mas no decorrer do livro conhecemos a real história de Erik (que é diferente da contada no filme) e como ele faz todos aqueles truques. Mesmo já conhecendo a história (ou pensando conhecer) o livro conseguiu me prender com o suspense todo, os vários acontecimentos. E aí também percebe-se que o filme/musical realmente é apenas uma adaptação da história toda, como se fosse um resumo. Há inúmeros momentos interessantes e importantes que ficaram de fora do filme/musical. Não estou querendo dizer que a adaptação do Andrew Lloyd Webber seja ruim (na verdade, em diversas partes do livro eu ficava imaginando as músicas), mas ela podia explorar um pouco mais o Fantasma como ser humano, seus sentimentos e sua loucura. E até o amor proibido de Raoul e Christine, que só fiquei sabendo ser proibido ao ler o livro. Pra quem gostou do filme ou do musical ou então aparecia uma boa leitura, não deixe de ler “O Fantasma da Ópera” lançado pela Ediouro. É muito bom até para entender melhor algumas coisas mal explicadas no filme (por exemplo, como aquele cavalo branco foi parar ali no subterrâneo). E no final fica a dúvida: o que ali é verdade e o que é fictício? Pois Gaston Leroux constrói a trama de tal forma que parece que ele realmente pesquisou com as pessoas envolvidas e chegou naquela história. Como ele mesmo diz em seu prólogo (Onde o autor informa ao leitor como chegou à certeza de que o Fantasma existiu de fato): “O Fantasma da Ópera sempre existiu, não é produto de imaginação. Existiu em carne e osso, embora com todas as características de um fantasma”.

Um comentário:

CrazyPhantom disse...

Encontrei seu site no Google ao procurar por "resumo do livro fantasma da opera" entao estou aproveitando para divulgar meu site :D